Benjamim Guimarães

A Paradiso Turismo é a operadora das viagens do lendário Vapor Benjamim Guimarães. Tombado pelo IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico & Artístico) pelo Estado de Minas Gerais, ele é o único modelo de grande porte ainda navegando a vapor no mundo. Navega pelo Rio São Francisco, o mais brasileiro de todos os rios, em um emocionante cruzeiro de 6 dias/5 noites.

História do Benjamim Guimarães  

Construído em 1913 no Mississipi, Estados Unidos, o Benjamim Guimarães foi comprado na década de 20 pela empresa brasileira Júlio Guimarães e recebeu este nome em homenagem ao pai do proprietário. Conhecido popularmente como “Gaiola”, o vapor foi utilizado por várias décadas no transporte de cargas e passageiros no trecho Pirapora - Juazeiro, no Norte da Bahia. Também transportou durante a Segunda Grande Guerra Mundial tropas do Exército Brasileiro que se dirigiam ao litoral de Pernambuco e do Rio Grande do Norte para o patrulhamento da costa, de onde embarcariam para a Itália, na Força Expedicionária Brasileira.

No início dos anos 80, com a decadência da navegação no São Francisco, as viagens tornaram-se cada vez menos freqüentes. Cinco anos mais tarde, o Benjamim é tombado pelo IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais) e recebe sua primeira reforma. Em janeiro de 1997, o Benjamim é incorporado ao Patrimônio Histórico do Município de Pirapora e fica parado por quase 10 anos no porto da cidade.

Em 2004, o Vapor Benjamim Guimarães volta a navegar apenas para passeios de curta distância nas imediações de Pirapora, após passar por mais uma completa restauração. Em outubro de 2007, a Capitania dos Portos de Minas Gerais finalmente autoriza o Benjamim Guimarães, após minuciosa vistoria técnica, a realizar viagens de longa distância.

   

Preço por pessoa em cabine dupla : R$ 3.080,00
(cabine individual há acréscimo de 70%)

Inclui o traslado desde Belo Horizonte com almoço (Belo Horizonte/Pirapora = 330km); acomodação no Vapor em cabine dupla com todas as refeições : café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar. Bebidas como água, refrigerante e cerveja também estão incluídas somente durante as refeições. Gorjetas não estão incluídas, e são espontâneas de cada passageiro sem obrigatoriedade.

 * Saída do Reveillon com acréscimo de R$ 150,00 por pessoa - A ceia de Reveillon será oferecida no Vapor, que estará na cidade de Pirapora, com música ao vivo e fogos de artifício, em pleno Rio São Francisco.

Além das saídas programadas abaixo, o vapor Benjamim Guimarães pode ser fretado em outras datas, com condições especiais.

                                                      ITINERÁRIO

1° dia PIRAPORA - Embarque 17h00
       
2° dia PIRAPORA - Saída 10h30
  BARRA DO GUAICUÍ - Chegada 13h00
  BARRA DO GUAICUÍ - Saída 14h00
  IBIAÍ - Chegada 19h00
       
3° dia IBIAÍ - Saída 08h00
  CACH. DO MANTEIGA - Chegada 12h30
  CACH. DO MANTEIGA - Saída 14h30
  SÃO ROMÃO - Chegada 17h30
       
4° dia SÃO ROMÃO - Saída 05h00
  IBIAÍ - Chegada 19h00
       
5° dia  IBIAÍ - Saída 05h00
  PIRAPORA - Chegada 20h00
       
6° dia PIRAPORA - Desembarque 09h00

PRÓXIMAS SAÍDAS

SaídaRetornoObs
Sem saidas cadastradas


Benjamim Guimarães


Navegando


Ao Amanhecer

Tranqüilidade

Sala de estar / Bar

Café da manhã

Restaurante

Cabine

Cabine

Lavabo

Banheiro

Folclore

Recepção ao Barco

Admiração

Tripulação em Gala

Retrato